O que é Inbound marketing?
O inbound marketing é uma metodologia de marketing projetada para atrair visitantes e clientes em potencial, em vez de empurrar uma marca, produto ou serviço para clientes em potencial na esperança de geração de leads ou clientes.
Em termos de marketing digital , isso significa usar uma combinação de canais de marketing – mais comumente marketing de conteúdo, otimização de mecanismos de busca ( SEO) e mídias sociais – de maneiras criativas para atrair a atenção das pessoas. O objetivo de uma campanha de inbound marketing bem-sucedida é aumentar o alcance e direcionar tráfego de qualidade, engajamento e conversões usando mídia ‘obtida’ e ‘própria’.
O provedor de software de inbound marketing HubSpot criou a expressão ‘inbound marketing’ em 2006. A HubSpot define o inbound marketing como o processo de atrair, converter, fechar e encantar os clientes. Através da utilização de vários tipos de conteúdo em diferentes fases do ciclo de compra, a ‘metodologia inbound’ é “ a melhor forma de transformar estranhos em clientes e promotores do seu negócio. ”
Inbound marketing vs outbound marketing
A pista para entender as diferenças entre inbound e outbound marketing está no nome. O inbound marketing se concentra em atrair clientes em potencial , enquanto o outbound marketing é sobre empurrar para fora a oferta de uma empresa . O inbound marketing é sobre ganhar atenção, enquanto o outbound marketing normalmente envolve comprá-lo.
Inbound marketing: mídia própria e ganha
O inbound marketing usa mídia própria e conquistada para envolver clientes em potencial de maneiras criativas.
- Mídia própria são os canais sobre os quais uma empresa tem controle. Por exemplo, seu site, blog, perfis de mídia social da marca, páginas de destino de produtos e canal do YouTube. Você escolhe o que publicar, como publicar e quando.
- Mídia ganha é a cobertura que você ganha como resultado de seu trabalho duro. Offline, isso inclui a cobertura tradicional em jornais e revistas. On-line, inclui cobertura em sites de notícias geralmente obtidas por meio de relações públicas digitais, mas também menções nas mídias sociais, uso de uma hashtag de campanha, conversas em fóruns on-line e avaliações on-line. Você tem menos controle sobre a mídia conquistada, mas deve ser uma recompensa pelo trabalho que você colocou em sua campanha de inbound marketing.
Outbound marketing: mídia paga
Por outro lado, o outbound marketing está mais associado à mídia paga. Isso pode ser publicidade offline tradicional, PPC e publicidade de exibição ou e-mails pagos.
A mídia paga também abrange publicidade em mídia social, por exemplo, publicidade no Facebook ou postagens impulsionadas no Twitter.
Embora normalmente associado ao outbound marketing, vale a pena notar que a publicidade em mídia social geralmente é uma maneira eficaz de aumentar o desempenho das campanhas de inbound marketing. Anunciar no Facebook, por exemplo, permite que você promova seu conteúdo e campanha para seu público-alvo, não importa o nicho que seja.
Benefícios do endomarketing
Alcance o público certo no lugar certo para gerar tráfego de qualidade
Ao focar sua estratégia de inbound marketing em alcançar o público certo nos lugares certos, você pode atrair seus clientes-alvo para atingir seus objetivos de marketing digital. Essa é a alternativa para gastar dinheiro atraindo tráfego de pessoas que provavelmente nunca converterão.
Aumente a confiança
O inbound marketing tem tudo a ver com fornecer aos clientes em potencial as informações que eles estão procurando – mesmo que não saibam – de maneira criativa e envolvente. Não se trata de empurrar vendas indesejadas em todas as oportunidades. Ao usar o inbound marketing como uma forma de apresentar sua marca como um recurso útil e confiável, a esperança é que eles cheguem até você quando chegar a hora de comprar.
Proteja-se da dependência excessiva de um canal
Ao buscar tráfego de qualidade de uma variedade de fontes – pesquisa orgânica, referências de mídia social, referências de outros sites falando sobre seu incrível trabalho – você reduz a dependência de um canal sozinho e, portanto, o risco associado.
Considerações
Medição
Medir o impacto do inbound marketing de uma maneira que demonstre um ROI compreensível sempre foi complicado. A chave é ser claro desde o início.
Pode ser que você não consiga acompanhar o número de leads gerados como resultado direto de sua campanha, mas pode acompanhar quantos downloads seu recurso teve, a duração média que as pessoas assistiram ao seu vídeo, quantos novos seguidores de mídia social você ganho, etc
Ao planejar sua campanha, seja claro sobre o que você está tentando alcançar e meça isso de forma adequada e honesta. Dessa forma, as expectativas de todos são definidas – e, portanto, são mais propensas a serem atendidas.
Estratégia de longo prazo
Campanhas de inbound marketing bem-sucedidas não acontecem da noite para o dia. Eles levam tempo para planejar, implementar e refinar. Também pode ser trabalhoso – você pode precisar de criadores de conteúdo, designers, desenvolvedores, especialistas em divulgação, profissionais de marketing de mídia social e um gerente de campanha para até mesmo fazer a coisa decolar. Dito isto, se você dedicar seu tempo e esforço à campanha certa, você deve ter algo que continue a fornecer valor no futuro próximo.
Exemplos de inbound marketing
- Hubs de conteúdo que oferecem guias em vídeo de instruções, blogs, estudos de caso, webinars, escrita de artigos e informações relacionadas a produtos
- Conteúdo gerado pelo usuário e campanhas de marketing de mídia social, como concursos de fotografia ou agrupamento de resenhas
- Peças de conteúdo online interativas criadas em parceria com empresas relacionadas para aumentar as oportunidades promocionais e de relações públicas digitais
- Criação de conteúdo de qualidade para o seu público-alvo através de blogs no site da sua empresa
A importância da análise e do refinamento
Se há uma coisa que você lembra sobre o inbound marketing, é a importância de acompanhar o desempenho e refinar sua abordagem de acordo. É aí que entram os testes também – descubra quais mensagens, tipos de conteúdo valioso, imagens, frases de chamariz, etc., funcionam melhor para seu público-alvo e certifique-se de implementá-los de forma permanente ou em sua próxima campanha.