Qualquer pessoa cujos pais ou avós viveram a Grande Depressão durante a década de 1930 sabe como esse colapso econômico os afetou dramaticamente. Os profissionais de saúde mental ainda estão tentando entender como o trauma, resultante dessa ruptura econômica e psicológica, se manifestou entre os participantes e as gerações que se seguiram.
A Grande Depressão mudou para sempre as opiniões das “pessoas comuns” sobre serviços e regulamentos financeiros, assistência governamental, gestão de negócios e confiança dos trabalhadores. Também fez com que quase todos os que suportaram esse desastre fossem extremamente cautelosos com o DINHEIRO. Isso explica por que a vovó ainda economiza papel alumínio e barbante.
Muitos especialistas preveem que as interrupções causadas pela recente pandemia de COVID terão efeitos semelhantes naqueles que saíram do outro lado.
Os dois anos da pandemia afetaram quase tudo na sociedade – emprego, educação, preocupações e práticas de segurança da saúde, vida doméstica, relacionamentos, entretenimento, negócios e comércio. Embora seja muito cedo para dizer exatamente quão dramáticas essas mudanças na sociedade e na consciência individual dos consumidores serão, muitos executivos encarregados de gerenciar o marketing digital de suas empresas para os novos consumidores pós-covid estão considerando cuidadosamente o caminho a seguir. Há sérias rupturas que agora devem ser levadas em consideração.
Por exemplo, os trabalhadores perceberam que a vida pode muito bem ser curta demais para gastá-la em um ambiente de trabalho sufocante e talvez insalubre. A “ Grande Demissão ”, especialmente prevalente entre os trabalhadores mais jovens, causou uma mudança de poder entre a administração e os funcionários. Regra dos funcionários. Por quê? As prioridades pós-covid são simplesmente diferentes do que eram há dois anos.
O próprio processo de “compras” foi alterado pela pandemia. As compras presenciais foram drasticamente reduzidas por preocupações com a saúde e, embora estejam começando a retornar aos níveis pré-pandêmicos, estão no nível mais baixo de todos os tempos. Isso é evidente em todas as categorias de produtos, incluindo algo tão atemporal quanto comprar um veículo novo ou usado. Em muitos casos, isso agora é feito online, sem vendedores ou argumentos de vendas (tradicionais).
Esse “novo normal” mudou os padrões de compra e a forma como os bens e serviços são apresentados aos potenciais compradores. A influência do marketing digital, que já crescia exponencialmente antes da pandemia, tem mais impacto do que em qualquer outro momento da história.
Cinco tendências de marketing digital que podem mudar tudo
De acordo com uma análise perspicaz apresentada no boletim informativo Marketing Insider , “ Em um momento dinâmico para os profissionais de marketing digital, um cenário de ferramentas em mudança tem o potencial de capacitar sua organização de novas maneiras – mas apenas quando usado corretamente. Embora assustadoras para alguns, essas ferramentas estão entre as cinco tendências de marketing digital mais importantes a serem observadas no novo ano.”
Cada uma dessas tendências é parte integrante dos efeitos da pandemia nos consumidores e nas empresas que procuram vender bens e serviços. Eles também sugerem um fato que é “testado e verdadeiro:” Um bom criativo – visuais atraentes e mensagens relevantes – pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nas campanhas digitais no próximo ano.
1- Bens e Serviços Online ou Presencial?
Este artigo observa que “a pandemia global forçou muitas organizações a reavaliar o que podem fazer e oferecer online”. Se os clientes tiverem preocupações com a saúde ao ir a uma loja ou outro local de negócios, faz sentido mudar os serviços e as opções de compra de mercadorias online. O exemplo do turno online para vendas de carros e caminhões (acima) é um ótimo exemplo disso.
Esta tendência digital sugere que a oportunidade para o marketing é uma área onde contar histórias é crucial e não há parte mais importante deste processo do que imagens atraentes . Mais do que nunca, no marketing digital “uma imagem vale mais que mil palavras”.
2- Os marketplaces digitais devem parecer novos
É incrível quantas empresas – sejam focadas em consumidores ou B2B – não atualizam seu espaço de marketing digital regularmente. Nenhum produto de consumo, varejista ou mesmo empresa de serviços de negócios em sã consciência usaria o mesmo design de loja/escritório, ano após ano, e ainda assim isso acontece com sites voltados para o cliente e mídias sociais com frequência.
Este é um grande erro de buzina.
Ter um espaço online atraente e eficaz começa com a compreensão do objetivo das ferramentas digitais – seja um site, e-mail de saída ou qualquer outra ferramenta digital. Este artigo sugere que os profissionais de marketing: “Considere como seu site funciona agora em comparação com quando foi construído. Quais das suas inovações recentes estão melhorando a experiência do usuário para seus clientes? Que não são? Se você não estiver fazendo check-in para revisar seu site frontal mensalmente, provavelmente não será suficiente.”
Excelentes imagens fotográficas e design podem permitir que essas “lojas” digitais impulsionem as vendas de mercadorias ou serviços.
3- A Inteligência Artificial (IA) fica ainda mais inteligente
Várias fontes observam o aumento da presença de ferramentas de IA, como “chatbots” na coleta e armazenamento online de dados de clientes. Como este Marketing Insider explica, a IA pode ser um benefício ou um fracasso para o marketing digital. “ A IA é a capacidade de um computador ou robô controlado por computador (por exemplo, chatbot) de realizar tarefas comumente associadas a seres inteligentes. O termo é frequentemente aplicado ao projeto de desenvolvimento de sistemas dotados dos processos intelectuais característicos dos humanos, como a capacidade de raciocinar, descobrir significados, generalizar ou aprender com a experiência.
“Para que um chatbot faça uma interface adequada com seus outros canais online, é necessária uma integração perfeita de back-end com seus dados existentes. A adição dessas ferramentas (IA) aumenta a necessidade de manter os dados de seus clientes criptografados, protegidos por um firewall seguro e resistentes a técnicas avançadas de extração de dados.”
4- E-mail: Não significa nada se não tiver esse balanço
O e-mail, especialmente o automatizado, tornou-se a maneira mais popular de substituir as interações pessoais com o cliente por ferramentas automatizadas. O e-mail automatizado, quando projetado e implementado adequadamente, é realmente uma beleza. No entanto, se for feito incorretamente, pode ser frustrante e ineficaz.
“Muitas vezes, as organizações que implementam uma campanha automatizada de marketing por e-mail correm o risco de parecer impessoais. Entenda que cada cliente interage com sua organização on-line em um local diferente em seu caminho para fazer uma compra”, de acordo com o Marketing Insider
O e-mail para os clientes deve ter uma aparência de autenticidade e relevância para sua consulta. À medida que essa ferramenta ganha importância, a demanda por uma narrativa impecável se torna mais importante do que nunca. Imagens fotográficas que “impressionam” o destinatário do e-mail podem melhorar muito esse processo.
5- O desafio de acompanhar as mídias sociais
Existem poucas (se houver) ferramentas digitais que mudam tão rapidamente e envolvem mais compradores como as mídias sociais. Os especialistas preveem que isso só vai aumentar em 2022. Aparentemente da noite para o dia, o Facebook pode se transformar em Meta , TikTok e Instagram se tornarem viciantes para a “demo” mais jovem e as mães das noivas estão coçando a cabeça se perguntando “onde diabos o Pinterest ir?”
A mídia social é rápida e furiosa, mas para ser eficaz para muitos produtos, os profissionais de marketing digital devem entender o público que passa horas e horas nessas plataformas. Seja Twitter, Facebook, LinkedIn, YouTube, TikTok ou alguma plataforma monstruosa inédita que apareça na próxima semana, as mídias sociais FUNCIONAM em imagens fotográficas e de vídeo . Para envolver os clientes, essas imagens devem ser impressionantes, culturalmente relevantes e envolventes!
Poucos líderes de marketing e publicidade duvidam que o marketing de mídia digital faça qualquer coisa além de continuar sua marcha em direção à dominação mundial… pelo menos até que apareça algo melhor. Para o próximo ano, aposte a fazenda que os dólares de marketing e publicidade continuarão migrando online.